Concurso Cultural – Programa Território Animal e Coletivo Verde! Participem!

Agora Todos Podem Ajudar a Fazer o Programa Território Animal!

O Programa Território Animal em parceria com o site sustentável Coletivo Verde vai premiar os melhores vídeos sustentáveis e ambientais do Brasil. Para participar é bem fácil, basta produzir um vídeo jornalístico com 03 minutos de duração mostrando a realidade ambiental da sua comunidade, bairro, cidade, estado,etc.  Os melhores vídeos serão divulgados no site e farão parte do acervo do Programa Território Animal, e tem mais a equipe de produção vencedora receberá um kit exclusivo de camisetas sustentáveis do Coletivo Verde (@ColetivoVerde).  Para produção dos vídeos todos terão de mostrar os problemas, as causas e as soluções  ambientais plausíveis para preservação e conservação do meio ambiente de forma sustentável.

Serão 02 temas abordados nas reportagens:

1º – O Ano Internacional das Florestas – 2011 oferece uma oportunidade única de fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que  delas dependem. Já existem boas informações sobre experiências positivas e valiosas para promover uma gestão florestal sustentável. A celebração do Ano Internacional é um meio para  se unir esforços, encorajando, desta forma, a participação de todos os povos para o Setor  Florestal. Não podemos esquecer do Novo Código Florestal, e toda a palhaçada da política ambiental.

2º – O Ano Internacional da Biodiversidade – 2010  com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo. Esta celebração oferece excelente oportunidade para:   Evidenciar a importância da biodiversidade para nossa qualidade de vida.  Refletir sobre os esforços já empreendidos para salvaguardar a biodiversidade até o momento, reconhecendo as organizações atuantes.  Promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho  para reduzir a perda da biodiversidade. A proteção da biodiversidade requer um esforço por parte de todos. Através de atividades em todo o mundo a comunidade global deverá trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável para todos. Bio-pirataria, maus tratos, caça ilegal e outros vários temas poderão ser abordados  neste tipo de reportagem.

Formato e Duração do Vídeos

Os formatos de arquivos aceitos dos vídeos são AVI e MP4. O tamanho máximo do arquivo é de 300 Megabytes.  Os vídeos devem ter no mínimo 3 minutos e no máximo 5 minutos de duração, incluindo os créditos. Será dada uma tolerância de, no máximo, 10 segundos.

Créditos Áudio Visuais

Os vídeos devem ter créditos dos responsáveis por sua realização, incluindo os de trilha sonora (independentemente de ser de domínio público ou não), de imagens e de outros materiais de terceiros. Caso haja a utilização de imagens de terceiros, é obrigatório anexar no ato da inscrição, a autorização dos mesmos, cedendo o direito de divulgação de sua imagem.  A língua oficial a serem apresentados os vídeos e as sinopses é o português.  Os vídeos não poderão conter logomarcas ou publicidade de qualquer natureza.  Após envio do vídeo, a equipe examinadora se pronunciará quanto à validade, levando em consideração o Regulamento do Concurso. Caso o trabalho não esteja em consonância com este Edital, será automaticamente desconsiderado, não cabendo recurso. A seleção e o julgamento dos vídeos serão feitos no  pela comissão examinadora de acordo com os critérios descritos neste edital.

Caberá à comissão examinadora:

-Julgar os vídeos e atribuir pontos de acordo com os requisitos;

-Respeitar o regulamento do concurso;

-Decidir sobre casos que não conste neste edital;

-Assinar as fichas ao finalizar seus trabalhos.

-A Comissão Examinadora é soberana em suas decisões das quais não caberão recursos.

Critérios de Avaliação

Serão critérios específicos para o julgamento dos vídeos:

-Criatividade – 10 pts.

-Originalidade (desvinculação de outros vídeos existentes sobre o tema) -10 pts

-Comunicação (transmissão da ideia e universalidade) – 10 pts.

-Coerência com o tema proposto – 10 pts.

-Organização e estética – 10 pts.

-Qualidade técnica – 10 pts.

Premiação

Cada integrante do grupo primeiro colocado receberá um certificado de “1º Colocado no #concursoculturalcoletivoverdeterritorioanimal” para cada tema. Todos da equipe receberão o kit das camisetas sustentáveis do Coletivo Verde. E tem mais, os vídeos classificados de 1º ao 5º colocado de cada categoria serão divulgados no site doPrograma Território Animal. Os autores/realizadores ou titulares do vídeo cede o título gratuito de todos os direitos de seu(s) vídeo(s) encaminhados ao concurso, por prazo indefinido, para veiculação ou exibição em qualquer tipo de mídia, na íntegra ou em partes no site do Programa Território Animal.

Disposições Finais

Compete única e exclusivamente à Comissão Examinadora, no que se refere à aceitação ou indeferimento das inscrições que apresentarem qualquer tipo de irregularidade, mesmo que detectada posteriormente ao ato da inscrição.

 

Enviem seus vídeos   para territorioanimal@gmail.com

Não esqueça de  colocar o nome da equipe e dos integrantes, endereço, e-mail , twitter, telefone e o tema abordado na sua reportagem. Lembre-se,  havendo falta de alguma dessas informações seu vídeo poderá ser rejeitado pela banca examinadora.

Os vídeos só serão aceitos até o dia 30 de julho de 2011.

Está esperando o que?

Chame seus amigos, Reúna sua equipe!

Participe!

 


Use a hashtg no Twitter: #concursoculturalcoletivoverdeterritorioanimal

Apoio: Coletivo Verde


About Programa Território Animal

Caio Fernandes possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Guarulhos (2002). Atualmente finaliza sua Pós Graduação em Gestão Ambiental no IFPR (Instituto Federal do Paraná). Foi Diretor de Meio Ambiente na Secretaria de Recursos Naturais na Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná. Enriqueceu seus conhecimentos como Técnico em Educação Ambiental na Associação MarBrasil , que desenvolve projetos de conservação e preservação de ambientes marinhos e costeiros, o projeto em destaque é o Programa REBIMAR (Programa De Recuperação da Biodiversidade Marinha) que tem como carro chefe a implantação de recifes artificiais como ferramenta para restabelecer os recursos pesqueiros e a biodiversidade marinha do litoral do Paraná. É idealizador e apresentador do site "Programa Território Animal" (http://programaterritorioanimal.com), que foi premiado como TOP2 no Prêmio TOPBLOG 2010 Categoria Sustentabilidade decidido pelo Júri Acadêmio e Profissionais da Área de Meio Ambiente do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Educação Ambiental. Desenvolveu projetos de Educação Ambiental em Instituições de Ensino no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros em Sorocaba, e no Sítio Reino Animal onde atuou como coordenador e biólogo responsável. Trabalhou como Monitor de Educação Ambiental em Acampamentos, Hotéis e Exposições pelo país. Lecionou como palestrante em diversos estágios de atualização profissional do Batalhão do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo realizada pela CIPN 1 BPAmb no Instituto Florestal em São Paulo. Publicou trabalhos científicos relacionados a levantamentos de fauna do Projeto BIOTA/FAPESP. Colaborou para pautas dos Programas da TV TEM afiliada a REDE GLOBO no interior de São Paulo, inclusive participando de matérias relacionadas ao tema de Educação Ambiental como Animais de Interesse Médico no quadro NA TRILHA e Educação Ambiental em escolas, ambos no Programa REVISTA DE SÁBADO , e pauta relacionada a Diferença entre Animais Exóticos e Animais Silvestres no Programa DE PONTA A PONTA .