Hotel com Design Ecológico é Projetado em Cingapura

O Vertical Park Hotel, que será construído em Cingapura, é um formato único de hotel. Todos os recursos da construção são baseados na ecoteconologia como ela é efetivamente, com gasto zero de energia, telhados verdes, energia solar, design ecológico e outros recursos.

Ele foi projetado pelos escritório de arquitetura WOHA, e uma das carcacterísticas marcantes da construção é que ela possui vários tipos de vegetação fazendo uma declaração forte e melhor a respeito de concepção ecológica.

Concebido como um hotel de negócios de alto nível e de um escritório em um jardim, o prédio, localizado no centro da cidade, demonstra como podemos não apenas conservar a vegetação no centro da cidade, mas multiplicá-la na vertical de maneira arquitetônica, integrada e sustentável.

O local é em uma junção entre o centro comercial e os bairros de Chinatown, Clark Quay e o Parque Hong Lim. O edifício responde à escala de rua, inspirando-se nas formações da paisagem. Os contornos são elementos pré-moldados de concreto de raios modulares.

No solo os contornos criam praças e jardins ao ar livre que fluem continuamente para o interior. A vegetação do parque é visualmente estendida para o edifício em forma de vales plantados, ravinas e cachoeiras. O paisagismo também esconde aberturas para o estacionamento permitindo a entrada de ar e luz natural. O topo do prédio é o terraço de lazer do empreendimento, ajardinado com piscinas de borda infinita e vistas desobstruídas da cidade.

Os blocos de arranha-céus hospedam quartos de hotel. Os escritórios são organizados em uma configuração de pátio maximizando a vista e a iluminação natural do edifício.

Vidros azuis e verdes recordam a água do rio nas proximidades de Cingapura. Os pátios têm jardins a cada quatro andares, que trazem uma vegetação luxuriante diretamente para os quartos e continua o paisagismo por toda a altura do edifício.

Corredores, lobbies e banheiros comuns são concebidos como espaços de jardim com pedras, plantas e as características da água criam um ambiente atraente com luz natural e ar fresco.

Um total de 15 mil metros quadrados de jardins, piscinas refletoras, cachoeiras, terraços e paredes verdes foram projetados, o que é o dobro da área do local ou a pegada equivalente do adjacente Parque Hong Lim. Uma grande variedade de espécies que variam de árvores de sombra, palmeiras, plantas com flores, arbustos e trepadeiras se reúnem para criar um cenário tropical verdejantes, que atrai não só as pessoas, mas também insetos e pássaros, estendendo-se às áreas verdes do parque e incentivando a biodiversidade na cidade.

Estas paisagens são projetadas para serem auto-sustentáveis​. Águas pluviais coletadas dos pisos superiores irrigam as plantas nos pisos inferiores pela gravidade complementada por águas recicladas.

Células fotovoltaicas no telhado fornecerão energia para o sistema de reticulação e iluminação. Este projeto tem alcançado a pontuação Platinum Green Mark, o mais alto da certificação ambiental do país. Está em fase de construção e programado para ser entregue em 2012, trazendo novas perspectivas para o turismo ecológico no coração de uma cidade moderna.

Fonte: CicloVivo


About Programa Território Animal

Caio Fernandes possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Guarulhos (2002). Atualmente finaliza sua Pós Graduação em Gestão Ambiental no IFPR (Instituto Federal do Paraná). Foi Diretor de Meio Ambiente na Secretaria de Recursos Naturais na Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná. Enriqueceu seus conhecimentos como Técnico em Educação Ambiental na Associação MarBrasil , que desenvolve projetos de conservação e preservação de ambientes marinhos e costeiros, o projeto em destaque é o Programa REBIMAR (Programa De Recuperação da Biodiversidade Marinha) que tem como carro chefe a implantação de recifes artificiais como ferramenta para restabelecer os recursos pesqueiros e a biodiversidade marinha do litoral do Paraná. É idealizador e apresentador do site "Programa Território Animal" (http://programaterritorioanimal.com), que foi premiado como TOP2 no Prêmio TOPBLOG 2010 Categoria Sustentabilidade decidido pelo Júri Acadêmio e Profissionais da Área de Meio Ambiente do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Educação Ambiental. Desenvolveu projetos de Educação Ambiental em Instituições de Ensino no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros em Sorocaba, e no Sítio Reino Animal onde atuou como coordenador e biólogo responsável. Trabalhou como Monitor de Educação Ambiental em Acampamentos, Hotéis e Exposições pelo país. Lecionou como palestrante em diversos estágios de atualização profissional do Batalhão do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo realizada pela CIPN 1 BPAmb no Instituto Florestal em São Paulo. Publicou trabalhos científicos relacionados a levantamentos de fauna do Projeto BIOTA/FAPESP. Colaborou para pautas dos Programas da TV TEM afiliada a REDE GLOBO no interior de São Paulo, inclusive participando de matérias relacionadas ao tema de Educação Ambiental como Animais de Interesse Médico no quadro NA TRILHA e Educação Ambiental em escolas, ambos no Programa REVISTA DE SÁBADO , e pauta relacionada a Diferença entre Animais Exóticos e Animais Silvestres no Programa DE PONTA A PONTA .